Curso de Extensão e Palestras

CURSOS E PALESTRAS SOBRE NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM

Conheça os Cursos e Palestras ministrados pela Professora Marta Relvas que podem ser contratados para sua cidade ou instituição.

 

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CURSO DE EXTENSÃO

 

ícone de cursos ministrados por Marta Relvas

Curso de Extensão

FUNDAMENTOS DA NEUROPEDAGOGIA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR

 

Missão

Atualizar e fundamentar os profissionais da educação em uma dimensão interdisciplinar das bases neurocientíficas aplicadas às potencialidades das inteligências, habilidades e competências do educando na sala de aula.

Justificativa

Hoje conhecer o funcionamento do sistema nervoso central é trazer para o professor uma base de estudos científicos de como a neurociência, a aprendizagem e a educação, tornam-se interdisciplinares.

Neurociência e Aprendizagem é um tema que muito tem a ver com o nosso cotidiano escolar. Através de uma abordagem conceitual para essa fundamentação neurocientífica, o cérebro se torna na atualidade uma ferramenta importante e facilitadora para o professor, educador e pais reconhecerem potencialidades e até mesmo dificuldades no aprender.

Objetivos

Promover uma epistemologia focada no sistema nervoso central, utilizando-se do cérebro nas ações pedagógicas, como estrutura orgânica que quando estimulado corretamente, desenvolve possibilidades e potencialidades aos educandos na aprendizagem.

Desenvolver fundamentação técnica e científica, orientadas na anatomia e na fisiologia neural da aprendizagem.

Reconhecer que o cérebro é a estrutura do corpo humano responsável na construção do sujeito cerebral em suas dimensões biológicas, psicológicas, afetivas, motoras, emocionais e sociais no contexto planetário.

Público Alvo:

Professores, Psicopedagogos , Pedagogos.

Metodologia:

Dialógica, participativa, explicativa.

Avaliação:

Atividades dinâmicas com interação de grupos. Estudo de casos. Aplicação e discussão textual.

Carga Horária Total:

32h divididas em 4 módulos a seguir em mini cursos.

PROGRAMAÇÃO

 

MÓDULO I: FUNDAMENTOS DE NEUROCIÊNCIA E A COMPLEXIDADE CEREBRAL NA SALA DE AULA – DESPERTANDO POTENCIALIDADES, INTELIGÊNCIAS E AFETIVIDADES.

 

Objetivo:

Desenvolver fundamentação técnica e científica, orientadas na anatomia e na fisiologia neural da aprendizagem. Anatomia e a Fisiologia das Funções executivas e cognitivas do sistema nervoso central. Bases neurobiológicas da Memória, Inteligência, Atenção,Concentração na aprendizagem. Sistema límbico e a Emoção versus aprendizagem. Sistemas dos sentidos biológicos versus Percepção e Aprendizagem. Organização da área da Linguagem e Pensamento na estrutura cerebral. Carga horária: 8h

MÓDULO II: NEUROCIÊNCIA E AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM

 

Objetivos:

Construir saberes interdisciplinares inerentes a educação, os teóricos da aprendizagem e a neurociência . Bases e o contexto Histórico da Educação. A Contribuição da escola no desenvolvimento cognitivo da aprendizagem. Razão e emoção no contexto escolar. Teoria da Complexidade e da Subjetividade na organização do conhecimento, segundo Edgar Morin. A Plasticidade Cerebral e os estímulos neurais no processo da aprendizagem, segundo Luria e Vigostky. Teoria das Habilidades Múltiplas e os estímulos das Inteligências. Educação Emocional. Auto-estima na aprendizagem, segundo Antonio Damásio e Maturana.. Processos de informações e o papel do cérebro na aprendizagem.Tendências Pedagógicas Contemporâneas. Carga Horária: 8h

MÓDULO III: BASES DAS NEUROCIÊNCIAS APLICADAS ÀS PRÁTICAS ESCOLARES

 

Objetivo:

Desenvolver o conhecimento das práticas e os recursos pedagógicos em diferentes ambientes de aprendizagem, perpassando sempre pelas estruturas do encéfalo, explorando as diferentes maneiras de ensinar e aprender. Como o cérebro aprende e guarda saberes, através dos métodos pedagógicos e o uso correto de recursos de ensino. Motivação e a atuação do professor como incentivador da aprendizagem. Planejamento de ensino. Importância dos objetivos de ensino e tipos de objetivos. Seleção e organização de conteúdos. Carga horária: 8h

MÓDULO IV: COMPREENDENDO O FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO E OS TRANSTORNOS/ DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM

 

Objetivos:

Diferenciar os conceitos de Transtornos, Dificuldades de Aprendizagem. Reconhecer as bases neurobiológicas e neuropsicológicas dos transtornos e dificuldades da aprendizagem/ comportamento. Identificar o sujeito portador de outras eficiências na sala de aula. Distúrbio da Atenção, Distúrbios de Memória, Distúrbios de Linguagem. Depressão, Transtorno Obsessivo Compulsivo. Neurobiologia do Estresse. Bulling, Psicobiologia do Medo e Fobias escolares.Reconhecendo o cérebro hiperativo e recriando estratégias pedagógicas na sala de aula. Carga Horária: 8h

Investimentos:

a combinar

PALESTRAS

 

Palestras

Estas são as palestras atualmente ministradas pela Professora Marta Relvas.
(Clique sobre o nome da palestra para saber mais.)

 

  • NEUROCIÊNCIA E A COMPLEXIDADE CEREBRAL NA SALA DE AULA – DESPERTANDO POTENCIALIDADES E INTELIGÊNCIAS
  • NEUROCIÊNCIA APLICADA À APRENDIZAGEM ESCOLAR E À EDUCAÇÃO EMOCIONAL
  • NEUROCIÊNCIA DA APRENDIZAGEM COGNITIVA E EMOCIONAL NA SALA DE AULA
  • NEUROCIÊNCIA E OS TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM. RECONHECENDO O CÉREBRO HIPERATIVO E RECRIANDO ACORDOS E ENCONTROS PEDAGÓGICOS NA SALA DE AULA.
  • A CONTRIBUIÇÃO DOS ESTUDOS DAS NEUROCIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DAS EMOÇÕES DA CRIANÇA.
  • NEUROCIÊNCIAS – DESVENDANDO AS NOVAS FRONTEIRAS DA EDUCAÇÃO.
  • QUE CÉREBRO É ESSE QUE CHEGOU À ESCOLA? BASES NEUROCIENTÍFICAS DA APRENDIZAGEM.
  • O CÉREBRO E A ESTIMULAÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA INFÂNCIA.

INVESTIMENTO: A combinar

NEUROCIÊNCIA E A COMPLEXIDADE CEREBRAL NA SALA DE AULA – DESPERTANDO POTENCIALIDADES E INTELIGÊNCIAS

A Neurociência aplicada à Educação vem ao encontro das necessidades do educador/professor à desenvolver fundamentação técnica e científica, orientadas na anatomia e na fisiologia neural da aprendizagem, promovendo então uma maior compreensão de como o cérebro aprende e guarda saberes. Reconhecer que o cérebro é a estrutura do corpo humano responsável na construção do sujeito cerebral em suas dimensões biológicas, psicológicas, afetivas, motoras, emocionais e sociais Público Alvo: Professores, psicopedagogos, pedagogos, educadores. Duração: 2h

NEUROCIÊNCIA APLICADA À APRENDIZAGEM ESCOLAR E À EDUCAÇÃO EMOCIONAL

Atualizar e fundamentar os profissionais da educação em uma dimensão  interdisciplinar das Bases Neurocientíficas Aplicadas às potencialidades das inteligências, habilidades e competências do educando na sala de aula. Hoje conhecer o funcionamento do sistema nervoso central é trazer para o professor uma base de estudos científicos de como a neurociência, a aprendizagem e a educação, tornam-se interdisciplinares. Neurociência e Aprendizagem é um tema que muito tem a ver com o nosso cotidiano escolar. Através de uma abordagem conceitual para essa fundamentação neurocientífica, o cérebro se torna na atualidade uma ferramenta importante e facilitadora para o professor, educador e pais reconhecerem potencialidades e até mesmo dificuldades no aprender. Duração: 2h Público Alvo: Professores, Psicopedagogos , Neuropedagogos.

NEUROCIÊNCIA DA APRENDIZAGEM COGNITIVA E EMOCIONAL NA SALA DE AULA

Objetivo: Desenvolver fundamentação técnica e científica, orientadas na anatomia e na fisiologia neural da aprendizagem cognitiva e emocional. Público Alvo: Professores, Psicopedagogos , Neuropedagogos. Duração: 2h

NEUROCIÊNCIA E OS TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM. RECONHECENDO O CÉREBRO HIPERATIVO E RECRIANDO ACORDOS E ENCONTROS PEDAGÓGICOS NA SALA DE AULA.

Objetivos: Fundamentar conceitos neurobiológicos e neuropsicológicos do cérebro hiperativo. Identificar o sujeito com cérebro hiperativo. Público Alvo:  Professores, Psicopedagogos , Neuropedagogos. Duração: 2h

A CONTRIBUIÇÃO DOS ESTUDOS DAS NEUROCIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DAS EMOÇÕES DA CRIANÇA.

Garantir a aprendizagem da criança é o desejo de todos os envolvidos no processo de educar, pois capacitá-las para enfrentar os desafios da vida, não é tarefa fácil… Os pais do novo milênio precisam construir competências, habilidades, mas principalmente desenvolver a sensibilidade sobre o conhecimento do funcionamento do cérebro cognitivo, afetivo, motor, social e como ocorre a aprendizagem cognitiva e emocional para ajudar o seu filho a construir uma edificante tarefa desse processo. Com isso torna-se importante reconhecer que o cérebro é a estrutura do corpo humano responsável na construção do sujeito cerebral em suas dimensões biológicas, psicológicas, afetivas, motoras, emocionais e sociais e que atualmente pode ser considerado um ator principal para as bases do entendimento dos comportamentos biopsico e social do humano. A Neurociência não vem como “receituário de bolo” e nem como uma tendência de metodologias que deverão ser aplicadas às crianças, mas promove um olhar de que as crianças são diferentes em todos os seus aspectos biológicos, afetivos, emocionais, motores e sociais, independente de uma necessidade educacional específica. Por isso torna-se fundamental que pais “escutem” mais os seus filhos! Contextos abordados: A Neurobiologia da função cerebral da criança. A formação do cérebro e da mente da criança. Aprendizagem e a Plasticidade neural da criança. Como o cérebro aprende e guarda saberes? O cérebro da criança é naturalmente “curioso e fofoqueiro”. Como lidar com essa situação? Construindo limites sem tensões! Como educar emoções e desenvolver uma mente saudável? A influência da afetividade no processo da aprendizagem cognitiva e a relação de confiança e autoestima como alicerce de uma mente saudável. O cérebro da criança e a brincadeira do faz de conta como a construção do imaginário,  linguagem e pensamento. A importância da escola, professores e a participação da família como mediadores da aprendizagem cognitiva e emocional da criança na Educação Infantil. Mitos e verdade sobre o Cérebro da criança e as novas tecnologias.. Duração: 2h

NEUROCIÊNCIAS – DESVENDANDO AS NOVAS FRONTEIRAS DA EDUCAÇÃO.

Atualizar e fundamentar os profissionais da educação em uma dimensão  interdisciplinar das Bases Neurocientíficas Aplicadas às potencialidades das inteligências, habilidades e competências do educando na sala de aula. Hoje conhecer o funcionamento do sistema nervoso central é trazer para o professor uma base de estudos científicos de como a neurociência, a aprendizagem e a educação, tornam-se interdisciplinares. Neurociência e Aprendizagem é um tema que muito tem a ver com o nosso cotidiano escolar. Através de uma abordagem conceitual para essa fundamentação neurocientífica, o cérebro se torna na atualidade uma ferramenta importante e facilitadora para o professor, educador e pais reconhecerem potencialidades e até mesmo dificuldades no aprender Público Alvo: Professores, psicopedagogos, pedagogos, educadores. Duração: 2h

QUE CÉREBRO É ESSE QUE CHEGOU À ESCOLA? BASES NEUROCIENTÍFICAS DA APRENDIZAGEM.

Garantir a aprendizagem dos nossos estudantes é o desejo de todos os envolvidos no processo de educar, pois capacitá-los para enfrentar os desafios da vida, não é tarefa fácil… Os professores do novo milênio precisam construir competências, habilidades, mas principalmente desenvolver a sensibilidade sobre o conhecimento do funcionamento do cérebro cognitivo, afetivo, motor, social e como ocorre a aprendizagem cognitiva e emocional para ajudar o seu estudante a construir uma edificante tarefa desse processo. Com isso torna-se importante reconhecer que o cérebro é a estrutura do corpo humano responsável na construção do sujeito cerebral em suas dimensões biológicas, psicológicas, afetivas, motoras, emocionais e sociais e que atualmente pode ser considerado um ator principal para as bases do entendimento dos comportamentos biopsico e social do humano. A Neurociência não vem como “receituário de bolo” e nem como uma tendência de metodologias que deverão ser aplicadas em sala de aula, mas promover um olhar de que os estudantes são diferentes em todos os seus aspectos biológicos, afetivos, emocionais, motores e sociais, independente de uma necessidade educacional específica. Por isso torna-se fundamental que os educadores “escutem” mais os seus estudantes! Contextos que serão abordados: A Neurobiologia da função cerebral e a formação do cérebro e da mente humana. Aprendizagem e a plasticidade neural. Como o cérebro aprende e guarda saberes? Educação emocional e cognitiva no processo da aprendizagem escolar. A influência da afetividade no processo da aprendizagem cognitiva e a relação de confiança, auto estima como alicerce na formação integral da aprendizagem. Duração: 2h

O CÉREBRO E A ESTIMULAÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA INFÂNCIA.

Desenvolver fundamentação técnica e científica, orientadas na anatomia e na fisiologia neural da aprendizagem, através dos estímulos sensoriais e afetivos da leitura. Reconhecer que o cérebro é a estrutura do corpo humano responsável na construção do sujeito cerebral em suas dimensões biológicas, psicológicas, afetivas, motoras, emocionais e sociais Duração: 2h Público Alvo: Professores, psicopedagogos, pedagogos, educadores. 

OUTROS TEMAS PARA PALESTRAS

 

ícone de outras palestras ministradas por Marta Relvas

Outras Palestras

  • Fundamentos da Neurociência e os pilares da Educação – Um possível diálogo.
  • Fundamentos neuroanatômicos e fisiológicos do encéfalo humano e o desenvolvimento cognitivo, emocional, motor e social no contexto escolar.
  • A Neurobiologia da função cerebral e a formação do cérebro e da mente humana.
  • Aprendizagem e a plasticidade neural. Como o cérebro aprende e guarda saberes?
  • A influência da afetividade no processo da aprendizagem cognitiva e a relação de confiança, auto estima como alicerce na formação integral da aprendizagem.
  • Neurociência como ferramenta no processo da escolarização nas práticas pedagógicas.
  • Decorar ou memorizar os conteúdos escolares? Uma questão de contextualização.
  • Função executiva na construção da aprendizagem escolar. O que realmente o cérebro é capaz?
  • “Os atrasados não existem na sala de aula” – Contribuições neurocientíficas para reconhecer o estudante que não aprende e como agir?
  • Cérebro criativo, cérebro genial! A Criatividade como capacidade cognitiva e intencional no ambiente escolar e na sala de aula.
  • A saúde emocional e cognitiva do Docente. Aprender através da escuta e da sensibilidade emocional, para poder agir frente as diversidades no ambiente escolar.
  • Os gêneros e suas potencialidades na sala de aula. Conviver e respeitar a diversidade.
  • Aprendizagem Híbrida, Cérebro e as Novas Tecnologias.

SLIDES DAS PALESTRAS