Livros

Livros de Autoria da Professora Marta Relvas

CÉREBRO: CONTEXTOS, NUANCES E POSSIBILIDADES

Marta Pires Relvas

O livro Cérebro – contextos, nuances e possibilidades nos promove um olhar de como o cérebro humano responde diferentemente em situações que aparentemente possam ser consideradas comuns a todos, porém apresentam-se em nuances variáveis dependendo das possibilidades e dos contextos vividos. A autora Marta Relvas apresenta em uma linguagem biológica simples e acessível, por meio de um conhecimento básico e essencial sobre as emoções, sentimentos, cognição, desejos, rejeição, morte, honestidade, preconceito, transtornos e comportamentos que acompanham o humano na sua trajetória e caminhada planetária.

A NEUROBIOLOGIA DA APRENDIZAGEM PARA UMA ESCOLA HUMANIZADORA
Observar, Investigar e Escutar

Marta Pires Relvas

O livro “A Neurobiologia da Aprendizagem para uma Escola Humanizadora – Observar, Investigar e Escutar” é uma proposta para refletir sobre o desenvolvimento da aprendizagem escolar, desde o início da neurogênese até a complexa organização do sistema nervoso da criança na primeira infância, do adolescente e do adulto nos ambientes escolares.

Para compreender melhor o desenvolvimento cognitivo, à luz da Neurobiologia, precisa-se reconhecer a relação materno-fetal desde a nidação, placentação e todas as etapas da formação embrionária das funções biopsicofisiológicas na formação da neurogênese humana até os dias atuais.

CAMINHOS DA APRENDIZAGEM

Entretecendo múltiplos saberes

Vários autores, co-autoria Marta Pires Relvas

Caminhos da Aprendizagem e Inclusão: Entretecendo Múltiplos Saberes é uma obra elaborada a muitas mãos e que reflete claramente o pensamento que ao se tratar de pessoas nenhum profissional é suficiente e a multiplicidade de perspectivas se faz necessária. A interface saúde, educação e neurociências, tendo em vista sua complexidade, requer realmente muitos olhares sobre o mesmo cérebro. Assim, trançando diversos itinerários compartilhamos conhecimentos, a partir das esferas de atuação de cada autor e autora, somados ao desejo, expresso nas entrelinhas de cada capítulo, de avançar na qualidade e na eficácia da formação ampla de crianças, jovens, adultos e idosos, entendendo que nenhum conhecimento finda em si mesmo, mas externa a riqueza das possibilidades para alcançá-lo.

ATIVIDADES PARA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA

Memória e Linguagem

Marta Pires Relvas e Adalberto Henrique

 

Atividades para Estimulação Cognitiva – Memória e Linguagem. Mais um trabalho realizado com Ms Adalberto Henrique. Neste livro você encontrará uma fundamentação teórica e prática sobre estimulação cognitiva, exercícios e atividades para o desenvolvimento do corpo e da mente.

SOB O COMANDO DO CÉREBRO

entenda como a Neurociência está no seu dia a dia

Marta Pires Relvas

 

Este é um livro com uma leitura neurocientífica simplificada sobre o cérebro maestro, organizador, seletivo e integrador dos sistemas biológico, psicológico e social que organizam nossos pensamentos, desejos, emoções, movimentos por meio dos sentidos e percepções.

O cérebro e a mente possuem uma infinidade de possibilidades que precisam ser potencializadas e desenvolvidas. O livro apresenta um contexto com fundamentação neurocientífica mediada por meio de práticas e dicas para o cotidiano escolar e familiar.

“O cérebro é o nosso fiel escudeiro, use-o para não perder suas potencialidades.” Marta Relvas

FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Desenvolvendo inteligência e afetividade na aprendizagem

editora WAK. 5° edição

 

O livro tem como objetivo atender às necessidades dos educadores, facilitando o entendimento  da aprendizagem na sala de aula. Cada vez, fica mais clara a necessidade do cérebro pensante, relacional e emocional e, neste contexto, o papel do educador é fundamental, pois é na sala de aula, que se deve iniciar a construção de solidariedade, afetividade e autoestima entre os conteúdos curriculares e a praticidade da vida planetária. Eis aqui um convite ao leitor para sentir com o cérebro e aprender a pensar com o coração.

NEUROCIÊNCIA E OS TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM

editora  WAK, 6° edição

 

Este livro pode ser indicado a profissionais da educação, pais e todos os responsáveis pelo processo de educar pessoas, conhecendo as dimensões que o humano possui em aprendizado. A obra pretende mostrar como a Neurociência pode ser aplicada em sala de aula, pelo funcionamento dos estímulos cerebrais, com o objetivo de criar vínculos e conquistas solidárias no cotidiano, por meio da observação, interação e acolhida a todos que aprendem.

NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO

Gêneros e potencialidades na  sala de aula

editora WAK, 2° edição

 

Neste livro, você encontrará abordagem tanto nos aspectos científicos da aprendizagem, da inteligência, do comportamento e dos gêneros quanto na interface escolar das dimensões biológica, psicológica, afetiva, emocional e social do estudante na sala de aula.

Entenderá que ensinar a uma pessoa uma habilidade nova implica maximizar potencial de funcionamento de seu cérebro. Isso porque aprender exige necessariamente planejar novas maneiras de solucionar desafios, necessita de atividades que estimule diferentes áreas cerebrais para trabalhar com a máxima capacidade de eficiência, desenvolvendo potencialidades e melhorias na capacidade de pensar.

Um livro ideal para especialistas, pela sua profundidade, e para leigos, pela forma clara e objetiva que é escrito.

NEUROCIÊNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

editora WAK, 2012

 

‘Neurociência na prática pedagógica’ ressalta o conhecimento adquirido por meio de abordagens teóricas, reflexões, discussões e práticas pedagógicas, refletindo e redimensionando estas práticas como objetivo principal no entendimento sobre a biologia cerebral e suas interfaces no desenvolvimento das inteligências e da aprendizagem cognitiva e emocional.

QUE CÉREBRO É ESSE QUE CHEGOU À ESCOLA?

Bases neurocientíficas da aprendizagem

org. editora WAK, 2012

 

Neste livro, os autores têm o propósito de desenvolver uma abordagem clara, coerente e mediadora entre as interfaces da Ciência e Educação, construindo um conhecimento abrangente de como o humano aprende e guarda saberes, não se limitando em mostrar apenas os seus trabalhos, mas tendo como proposta trazer para todos os envolvidos em educar um aprofundamento para as questões neurocientíficas que exigem do educador moderno este embasamento mais específico de que a aprendizagem e o comportamento acontecem no cérebro.

NEUROCIÊNCIA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR – DVD

2ª Ed. – 2011

Autor: Relvas, Marta Pires
Editora: Wak
Categoria: Ciências Humanas e Sociais / Pedagogia